O Colégio

História

No dia 8 de março de 1964, com o nome de Escola Santo Antônio, iniciou-se a trajetória que deu origem ao ISBA. A INSTITUIÇÃO era conveniada com a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Salvador, atendendo da 1ª à 4ª série (atualmente 1º ao 5º ano Ensino Fundamental).

Em 1971 amplia seus cursos ofertando o Colegial (hoje Ensino Médio).

Em 1979, a Escola Santo Antônio é assumida pela Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (ABEFS), atual mantenedora do ISBA e Faculdade Social.

A ABEFS mantém também Filiais nos Estados do Ceará, Espírito Santo e Goiás desenvolvendo atividades Pastorais, de Educação e Assistência Social, com o objetivo de promover a Educação Moral, Religiosa, Pastoral e a Assistência Social, visando a saúde e a promoção humana e social, fortalecendo os valores da INSTITUIÇÃO familiar sem discriminação de qualquer natureza.

O crescimento, tanto em nível pedagógico, já que uma proposta avançada foi firmada, quanto em nível esportivo, marcou a década de 80 e, consequentemente, a trajetória do colégio ISBA. A INSTITUIÇÃO tornou-se referência no esporte amador no Estado e conquistou títulos nacionais. Por conta disso, dois ginásios de esportes, com equipamentos modernos, além de uma piscina semi-olímpica, foram construídos.

Em 1984, vinte anos de educação e trabalho comunitário cristão haviam se passado. O Santuário Nossa Senhora Educadora é construído. O ISBA acompanhou o desenvolvimento tecnológico e estrutural e investiu em modernos laboratórios de Ciências, Física e Química, salas com tratamento acústico, salas de vídeo, parques infantis, quadras poliesportivas, o que permitiu a realização de atividades diversificadas.

Em 1997, mais uma iniciativa inovadora, a área pedagógica passou por uma revisão completa, tendo sido elaborado o PLANO QUINQUENAL DE EDUCAÇÃO, um projeto pioneiro que tem como eixo estruturante a participação de todas as instâncias da comunidade educativa.

A ABEFS, atenta ao mundo em rápidas e constantes mudanças que exigem renovação e investimento tecnológico em programas de qualidade, treinamento e melhoria de processos e do desempenho, desenvolve atualmente o Planejamento Estratégico visando a avaliação do potencial da INSTITUIÇÃO e definir suas ações a fim de torná-la mais capaz de acompanhar tais mudanças e realizar melhor esses objetivos. Este documento consiste na formalização do Planejamento Estratégico da ABEFS para o período de 2011 a 2016, tendo passado por amplo debate entre os gestores da INSTITUIÇÃO, representantes dos seus diversos segmentos. Portanto é um documento com aprovação da presidência a ser seguido pelos demais gestores e com fins de alcance de melhoria no desempenho das atividades da organização.

O colégio ISBA continua preservando o melhor das tradições e dedicando-se sempre à busca de um futuro melhor para os seus alunos e alunas e para a comunidade de Salvador, que o acolheu para a realização dos planos de Deus.

Parceiro17993.png
Parceiro4024.png
Parceiro708.png
Parceiro674.png
Instituto Social da Bahia
Rua Macapá, 128, Ondina - Salvador - Brasil - CEP: 40170-150
E-mail: info@isba.com.br
Tel: 71 4009-3666